sexta-feira, 5 de maio de 2017

Livre-se da Tendinite de uma vez por todas.


Você chegou onde você queria. Não importa há quanto tempo você sofre com a tendinite, tampouco os remédios você já tomou e não funcionaram, nem os médicos que já tentaram tratar da sua doença. Irei descrever nesta página, da forma didática mais simples possível, a origem da doença e o caminho para a cura. Tenha paciência, leia do começo até o fim Você vai se curar. O teu corpo é teu templo, e nele deves investir teu tempo com inteligência. Irei utilizar a linguagem simples, na medida do possível. Minha experiência com a tendinite foi horrível, onde na minha atividade física foi do ápice de rendimento e satisfação, onde perdi 16kg em 5 meses, para a completa suspensão dos treinos e até do trabalho. Foram 9 meses de tratamento desde a suspensão, onde eu já havia quase abandonado as esperanças. Somente um feixe de luz brilhava no escuro, que era o combustível da minha procura pela cura. Demorou aproximadamente um mês para me curar, depois que descobri o caminho. Não sigo qualquer tipo de religião, nem seguirei. Sou engenheiro, e sei que o universo é mais forte do que qualquer pensamento individualista.

Medicina holística vs medicina científica.


Holístico: é o que abrange o todo. Sendo "o todo", sua mente, seu corpo, a natureza, a alma, sentimentos, a terra e todo o universo. As energias interativas entre tudo que existe, desde o que se pode explicar, até o inexplicável para nossos sentidos (visão, audição, olfato, percepção...).


Científico: Tudo que pode ser estudado pela ciência, por métodos comprobatórios, testes de hipóteses, com laboratórios, calculadoras, computadores, engenharia, química, etc. Aprovado por instituições de ensino, ministérios de educação e comprovadamente aceito com diplomas.


Observe que esmagadora maioria dos cientistas não aceitam as metodologias holísticas, pelo menos não oficialmente. Isto porque elas simplesmente não podem ser comprovadas por métodos científicos. Os cientistas não estão errados, pelo menos enquanto estiverem defendendo suas teses. No entanto, enquanto dependerem de cientistas e laboratórios químicos farmacêuticos, as pessoas continuarão sofrendo pesadamente com suas mazelas "incuráveis", como alguns raros casos de tendinite, enquanto simples, perto de doenças mais complexas como câncer ou psoríase. Incuráveis para métodos científicos, não para a medicina holística.

Sintomas

A tendinite 

O Tendão

O tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, graças ao qual os músculos se inserem nos ossos ou nos outros órgãos. Ele é diferente do músculo, e de restauração mais lenta quando inflamado. Composto também com fibras de colágeno (95% do total), é preciso algum tratamento com suplementação para ajudar na recuperação. Suplementação de alimentos naturais somente para suprir as carências do organismo. Quando inflamado, ou quando exigido em excesso, como no excesso de carga na musculação, cria micro fissuras que exigem a pausa para que possam se recuperar. Se não pausar, a micro fissura abre novamente.
Vascularização: Os tendões tem pouquíssima circulação sanguínea, dificultando a sua nutrição, por isso demoram a curar.

Origens da doença. 

Excesso de uso: Ocasionada em algumas pessoas por esforço repetitivo (LER) mesmo que de baixa carga, como no punho de profissionais de informática, e em outras por um impacto forte no tendão como uma cotovelada na parede. Em alguns casos como foi o meu, esforço repetitivo, com incremento suscetivo de carga, durante muito tempo (meses) e sem pausa para recuperação dos tendões, adquiri uma epicondilite lateral no cotovelo. Musculação em excesso, com aumento de carga toda hora, sem descanso, vai ocasionar a tendinite. Veja que em todos os casos, trata-se de excessos de uso, e carência de repouso. 

Falta de repouso: Assim como nosso corpo precisa relaxar todas as noites, da mesma forma que até uma planta pára de crescer no inverno e o sol se põe todos os dias, os músculos precisam de tempo para relaxar, mesmo se for um atleta de ponta. Todos os atletas aprenderam isso da forma mais doída, pois todos um dia foram além do limite. Observe como você veio tratando sua lesão desde quando ela apareceu. O corpo dá sinais, aprenda a usar sua mente para observar os sinais. Dores, falta de força, arrepios, falta de firmeza, calafrios musculares, etc. O corpo fala muito mais do que somos habituados a escutar. Quando seu corpo sente-se em perigo, ele imediatamente bate o coração mais forte aumentando a circulação sanguínea, pois ele sabe que sua mente vai tomar uma decisão, seja de fuga ou enfrentamento.

Falta de alongamento: Os antigos já sabiam, pois estavam mais atentos aos sinais do corpo, e hoje alguns consideram desnecessário, até se lesionarem. O alongamento faz com que as fibras se estiquem e suportem mais carga e esforço sem dano, ou seja, torna o tendão mais resistente. Faz com que as fibras escorreguem entre si como se fosse uma lubrificação, e se alonguem antes de serem esforçadas repentinamente.

Falta de atenção aos sinais do corpo: Quando estiver começando a exagerar nos exercícios, ou na duração do seu trabalho, ou no estresse e raiva acumulados, seu corpo irá dar sinais. Problemas de inflamações, "sangue ácido" (sangue que causa todo tipo de inflamação no corpo, ele é decorrente de alimentação incorreta e pensamentos negativos). Lembre-se, o seu pensamento produz hormônios. Pense em comida, sentirá fome. Pense em sexo, ficará excitado. Pense em raiva, sua pupila dilata e seu coração acelera. Pense em nada (meditação), e seu coração reduz a velocidade e você relaxa. 

Pensamentos: Assim como um corpo doente afeta a mente (exemplo, estresse causa depressão), uma mente doente afeta o corpo. O corpo não existe sem mente, nem mente existe sem corpo. Produza pensamentos negativos e improdutivos, falta de perdão para seus conhecidos, intolerância, egoísmo, etc, e terás um sangue ácido, que vai proporcionar artrites, tendinites e reumatismos entre outras doenças. Existe um livro que correlaciona doenças com pensamentos. Indicarei o mesmo ao final desta publicação, para que você mesmo tire a prova real de que seus pensamentos negativos te proporcionam as tuas doenças.

Doenças auto imunes: Algumas pessoas possuem doenças causadas pelo próprio sistema de defesa do corpo, ou melhor, pelo seu estado mental que aciona o corpo. Se você tem reumatismo, ou artrite reumatóide, fique sabendo que nenhum remédio cura esta doença, somente a medicina holística. Remédios normais ocultam os sintomas, e diminuem o seus sistema de defesa para que pare de atacar o teu próprio corpo. Aceite esta informação, informe-se, leia, ou fique fadado a ter dedos tortos e articulações doídas por toda a vida, ou fique ingerindo drogas e gastando dinheiro com laboratórios. Doenças auto imunes são causadas pelo sistema de defesa do corpo atacando as próprias cartilagens das articulações. "Tradicionalmente, reumatismo é considerado uma doença das articulações, músculos, ligamentos e tendões, de caráter não traumático,... " [Dr Drauzio Varella]
Como Podemos ver, reumatismo, tendinite, artrite, estão todos correlacionados, e ligados ao sistema imunológico. A cura desta doença está no sangue, e por conexão, ao seu modo de pensar.

Tratamento


Inflamação (-ite)
Para sua melhor compreensão quanto à análise de determinadas doenças, saiba que todas aquelas que terminam em ”ite” significam inflamação: artrite, tendinite, etc. A ira constante, a raiva acumulada, o nervosismo contido, geram atrito interno, febre e inflamações que serão somatizadas em seguida. Mas se os sentimentos forem desabafados e retirados completamente do coração, a inflamação não acontecerá, ou será eliminada conforme o grau de sua compreensão e de seu perdão. [Fonte: Linguagem do corpo. Cristina Cairo]

Médicos: Sempre necessário, consulte seu médico, ele irá te dar um primeiro encaminhamento para amenizar o sofrimento. Irá te indicar o que fazer em relação a parar suas atividades para que não piore o quadro, talvez faça uma injeção de anestésico, indicará alguns remédios. Irá pedir um tempo para que retorne a uma avaliação, etc. Procedimentos normais da medicina. Porém, leve em consideração que sua doença exige uma montanha a mais de cuidados, sem os quais talvez não cure a tendinite. Se for artrite reumatoide ou reumatismo, é imprescindível que seja seguida a medicina holística.

Remédios: É preciso ressaltar que os remédios irão tratar os sintomas da sua doença, mas não a causa dela. Eles irão retirar a dor, e eliminar a uma parte da inflamação, sim. É importante consultar o médico para obter esta ferramenta para alívio. Mas a dor vem do corpo atacado pelo sistema imunológico, que é um problema mental a ser tratado, com mais perdão, tolerância, menos raiva, etc.

Hemoterapia: Este tratamento é muito importante! Trata-se de um profissional que injeta o sangue do próprio paciente em uma musculatura do paciente. Isto fará um aumento da produção dos fagócitos. Os fagócitos são leucócitos do sangue que protegem o corpo através da ingestão (fagocitose) de partículas estranhas, bactérias e células mortas ou células a morrer. São essenciais no combate a infecções e para posterior imunidade. Procure no Google sobre e impressione-se.

Limão, laranja, salada, corte de alimentação errada: Frutas ácidas somatizam para a melhoria do nosso corpo em relação a estas doenças. Médicos raramente se envolvem em alimentação, mas preste atenção nisso.

Cloreto de magnésio: Trata-se de um componente indispensável para a viçosidade humana, que precisamos suplementar, ou seja, comer separadamente, pois não existe em quantidade suficiente na alimentação. Usado para diversos fins, principalmente terapêuticos. Extremamente importante para o caso da Tendinite.

Fisioterapia e Massagem transversa: Mais uma parte importante é a fisioterapia. Alongamentos, massagens. Estes profissionais podem colocar os tendões a funcionar novamente, após tempos de repouso e tratamento em que tem que ficar em repouso. A massagem transversa também tem-se provado eficiente. Procure no Google.

Alongamento: Sempre alongue-se antes de atividades que exijam demais o seu músculo.

Ativação:  Na fisioterapia, o músculo é colocado a trabalhar novamente. Depois de tanto tempo parado em tratamento, ele irá começar a fazer força e alongar e contrair durante as seções. Preste atenção, esta parte é indispensável também. Cure-se!

Repouso nas atividades: Provavelmente vai ser necessário parar a atividade na qual está surgindo a tendinite, principalmente se sentir dor, etc.

Perdão e stress: Este item vem da medicina holística, para mim foi o principal salto de cura na minha tendinite. Um estado emocional no qual eu julgava as pessoas sem razão, culpava superiores, criticava a todos sem perceber. Acreditava ser o dono da razão, e acabava me estressando com os outros. Lembre-se, livre-se do ego, da vontade de estar certo. Quando perdoares mais, esqueceres as diferenças e viveres a tua realidade do jeito que você quer, e não do jeito que os outros querem, você será mais feliz. A felicidade emite no nosso corpo resultados curativos até hoje não explicados. A medicina comum está começando a colocar o tratamento terapeutico da felicidade nos hospitais. Lembre-se disso, cure-se!

Acupuntura: As agulhas irão mostrar para o seu corpo onde estão os principais pontos de inflamação, para que ele possa reagir e agir mais pontualmente onde está o problema. Método relaxante e muito eficiente também.

Meditação: A meditação é o momento onde paramos tudo. Damos tempo ao tempo, deixamos nosso corpo relaxar. Não nos preocupamos com nada, nem com o que estamos olhando, nem com o que nossa mente está articulando. É o momento de não pensar em nada. Não é necessário concentrar-se demais a ponto de pensar que não está conseguindo meditar. Medite com calma, concentre-se na respiração. Esqueça a cobrança de tentar ser um mestre tibetano. Somente pare de pensar todas as besteiras do dia a dia, e pense no seu corpo e na sua respiração.

Termoterapia: Utilize o gelo e a compressa quente, conforme a indicação do seu médico. Muito cuidado, gelo demais pode causar a morte da pele, pois o sangue pode congelar e as células ficam sem oxigenação.

Gengibre: Procure na internet sobre os benefícios do Gengibre no combate a inflamações.

Bibliografia

Linguagem do corpo. Cristina Cairo - livro disponível no google em PDF

Corpo e mente em Equilíbrio. Osho

Lembre-se: Talvez esta seja a sua chance de ser alguém melhor, para você e para o todo!